18.1.15

Mega Exposição Castelo Rá-Tim-Bum!



Quem nunca saiu correndo para frente da TV quando escutava a música: "Bum Bum Bum, Castelo Rá-Tim-Bum...'' 
Pelo menos da minha geração, não teve uma só criança que não corria para a frente da TV para acompanhar as aventuras do Nino, Pedro, Biba e Zequinha. 
Um programa infantil extremamente educativo, que conseguia prender as crianças. Afinal, quem nunca lavou as mãos cantando: ''Lava Uma Mão, Lava outra. Lava uma mão"? 
Ou, para desespero dos pais, quem nunca demorou no banho por que cantava a musica do Ratinho: "Tchau, preguiça! Tchau Sujeira! Lava, lava, lava...''


Quando fiquei sabendo da Exposição que estava tendo em São Paulo, fiquei alucinada para ir. Eu e meus primos, amigos... Ou seja, eu e todo mundo. Literalmente. 
O primeiro dia que tentei visitar o M.I.S os ingressos já estavam esgotados as 9h da manhã!!!! 
Depois tentei diversos dias comprar pela Internet e não tive sucesso. Os ingressos se esgotavam rapidamente. Jã tinha perdido as esperanças quando foi liberado mais um lote de ingressos e finalmente consegui garantir a minha entrada e dos meus primos nessa exposição. 

Eu fiquei alucinada quando entrei no Castelo Rá-Tim-Bum. Sim, você tem a sensação de estar entrando no Castelo, por que lá está a porta e o Porteiro.

Da vontade de perguntar: ''Qual é a senha?'' e ele falar: "Klift Klof Still, a porta se abriu!"

O acervo de imagens, roupas, objetos é incrível. Peças originais, croquis das roupas ou do próprio cenário.  Toda a historia ali, na nossa frente. Como que foi dando origem a Historia, quem fez o cenário. 
Ou até mesmo de onde foi inspirado a pintura da parede da Sala de Musica. 

Assim que chegamos, somos recepcionados pelo Nino. 
Entremos na Biblioteca e encontramos o Gato Pintado. A Sala cheia de livros, com itens originais do cenário. 

" Conheço uma pessoa que se interessaria muito por isso! Uma não! DUAS!"

E lá vinham o Tíbio e Perônio. E nós estávamos dentro do laboratório que eles faziam os experimentos.  

Passamos para a oficina do Dr. Victor, onde damos de cara com as botas Tap e Flap. Na mesinha do Dr. Victor, vemos croquis das roupas e anotações.  Passamos pelos encanamentos do castelo e damos de cara com o Mau e o Godofredo. Onde até tem baratas no chão! =O

Logo na sala de música e sala da lareira, onde tem algumas coisas interativas como a caixinha de música, a lareira mostrando os teatros que passavam no programa. Alem de uma Tv e sofás (como do cenário do castelo) onde passa um Vídeo de como montaram o cenário para as gravações e outras coisas... 

Ao seguir por uma passagem onde o chão mexe conforme você anda (Evite pulos, ou levará broncas, rs) damos de cara com o nosso querido Etevaldo. A Passagem é magnifica... parece que estamos junto as estrelas. 

Quando o Zequinha começa a disparada de "Por ques", lá vinha o Telekid para nos dizer que: "Por que sim, não é resposta!!" e tínhamos uma aula muito divertida. E na Exposição, lá está a roupa original do Telekid. 

Agora a melhor parte é quando passamos do Telekid, parece que chegamos ao parquinho. Eu não sabia para onde ir. 

Chegamos ao Saguão do Castelo, onde para um lado tem a cozinha e o Jardim e no outro o quarto do Nino, a arvore da celeste... 

Quem nunca quis ter uma cozinha como aquela ou, um lava pratos igual ao do Nino? Na cozinha também temos a roupa do Bongô. Um entregador de Pizza muito bagunceiro e divertido.  Bastava assobiar que a Caipora aparecia, na exposição ela fica no Jardim próximo a cozinha. 

Vamos falar a verdade, todos nós sempre desejamos ter um quarto - ou pelo menos a entrada - igual ao quarto do Nino. E sempre desejamos poder entrar no quarto igual ele fazia. 

E na exposição isso é possível. Me senti criança outra vez. Quer dizer, me senti criança o tempo todo da exposição. Todos os detalhes são colocados para que o visitante se sinta realmente dentro do Castelo!!

Principalmente no Saguão. Podemos nos jogar naquele sofá redondo, conseguimos ver o Lustre e a casa do João de Barro, a escada que é igualzinha ao do programa... quadros pela paredes. 
O canto com o Fura Bolo e o Ratinho.. 

Outro canto onde podemos ouvir as entrevistas de alguns atores, a roupa da estonteante e muito rosa Penelope. E a arvore, com a doce e geniosa Celeste. 

Ao subir as escadas, damos de cara com o quarto da Morgana. A Adelaide também está lá. O Caldeirão... a vassoura, tudo. Muito legal. 

"Passarinho, que som é esse? '' 

Entramos no ninho, na casa do João de Barro... onde as Patativas e o João de Barro apresentavam os som dos instrumentos. Maginifico!!! 


Mas, "Enquanto isso... no lustre do castelo... " onde podemos sentar (ou deitar) no divã nas irmãs Lana e Lara que sempre nos ensinavam alguma coisa. 

E por fim, o Senhor Pompeu Pompilio Pomposo, tambem conhecido por Doutor Abobrinha! Lá está a roupa do Vilão que tentava a todo custo comprar o Castelo e construir o prédio de 100 andares. 

No final do  Tour, podemos tirar fotos na Porta e com o Porteiro!!!

Uma Exposição que vale muito a pena ver e que você se envolve completamente e relembra os tempos de criança. 

Nem preciso dizer que esta exposição quase não tinham crianças... 

Veja mais fotos da exposição: 








Onde?
M.I.S. - Museu da Imagem e Som
Avenida Europa, 158 - Jardim Europa
São Paulo - SP

Quando?
Quando Conseguir Ingresso!
Através do Site Ingresso Rápido



Espero que tenham gostado!! 




                    Srta fUmiga






2 comentários:

  1. Eu fui logo que abriu a exposiçao. Foi sensacional... tambem voltei a epoca de criança!!!
    Adorei o Blog

    ResponderExcluir
  2. Suzane,

    Realmente a Exposição é maravilhosa!!

    Obrigada pela visita ;D

    ResponderExcluir